Olá, pessoal!
Já faz mais de um ano que não aparecemos por aqui. Com a pandemia da Covid-19, nossos vários planos de viagens para 2020 foram substituídos por um ano de confinamento em casa. E sendo este um blog de viagens, acabamos sem poder criar conteúdo para compartilhar com vocês.
Um ano de pandemia
Como todo mundo, após um ano de confinamento, a vontade de conhecer lugares diferentes e respirar novos ares foi tomando conta de nós. Isso se tornou ainda mais premente considerando que nosso filho tem crescido isolado conosco em um apartamento. Assim, com a aproximação do aniversário do Douglas em fevereiro, decidi surpreendê-lo com um fim de semana em um sítio próximo à Brasília que fosse em meio à natureza. A ideia era passarmos um fim de semana em um lugar onde pudéssemos relaxar de forma segura.
Após várias buscas encontrei, via Airbnb, o Sítio Pinheiros, que me pareceu um ótimo lugar para nosso fim de semana. E para nossa agradável surpresa, o lugar era muito melhor do que mostravam as fotos do anúncio.
O Sítio Pinheiros
Desde que comecei contato com a proprietária, Silvia, percebi um atendimento diferenciado. Muito educada e extremamente atenciosa, Sílvia buscou atender às nossas necessidades desde o princípio, inclusive me ajudando na surpresa para o Douglas. A família dela mora no sítio há mais de 15 anos. O local, que ela herdou de seu pai, era apenas um grande pedaço de terra, do qual seu esposo não queria se desfazer.

Sítio próximo à Brasília/DF
Com a ajuda de uma amiga com conhecimento em construções sustentáveis, Silvia e sua família foram aos poucos construindo o sítio, que acabou se tornando um oásis destinado ao turismo pedagógico. Sílvia, que é dentista de formação, tinha uma visão de poder ensinar crianças e adolescentes sobre sustentabilidade e respeito à natureza e sua propriedade passou a receber grupos de estudantes que aprendiam sobre biologia, geografia, matemática, e muito mais! O sítio foi, então, se transformando num lugar com diversos espaços educacionais e recreativos para crianças e adolescentes explorarem livremente.

Ecopool no Sítio Pinheiros
Com a pandemia da Covid-19, contudo, o Sítio Pinheiros suspendeu suas atividades com as escolas e se viu obrigado a se reinventar. Assim, Sílvia e seus parentes adequaram o local para receber famílias e o sítio acabou se tornando o lugar perfeito para uma escapada em meio à natureza.
A estrutura do sítio conta com 2 grandes salões, com várias mesas e cadeiras e uma cozinha cada. As cozinhas são equipadas com todo o necessário para fazer qualquer comida e os salões comportam grupos grandes de pessoas. Há uma ampla churrasqueira e também banheiros, muito limpos e bem estruturados entre os dois salões. Um dos salões conta ainda com um mezanino com televisão, sofá e mesa de sinuca. Há também uma mesa de pebolim e redes.

Salão com cozinha e entretenimento
Além disso, há pequenos chalés na propriedade, que comportam de três a cinco pessoas. São estruturas simples, construídas com a sustentabilidade e o baixo impacto ambiental em mente. Cada chalé possui um pequeno banheiro, cujo acesso se dá pelo lado de fora.

Pequenos chalés para a hospedagem
A área de lazer do sítio é imensa e muito variada. Há uma piscina natural, uma piscina ecológica (feita para reproduzir um ecossistema natural) e um aquário vivo, com vários peixinhos.

Piscina natural
Há, ainda, uma belíssima casa na árvore, sonho de qualquer criança, e uma mini-vila inteira onde a imaginação pode rolar solta: tem uma escolinha, um postinho de saúde, uma igrejinha etc. No meio da vila, um divertido pula pula para os maiores e um outro menor para crianças mais pequenas. Uma ponte e um grande escorredor também divertem adultos e crianças. Além disso tudo, tem ainda um eskibum (um grande escorregador coberto com lona, da onde jorra água), balanços e slack line para quem quiser testar seu equilíbrio.

Casa na árvore
Por fim, há um circuito de obstáculos para colocar em teste suas habilidades de ninja e um pátio onde se pode acender uma aconchegante fogueira à noite.

Circuito de obstáculos
Nossa estadia
Douglas e eu nos divertimos tanto quanto nosso filho! Ao brincar em todos esses espaços, voltamos a ser crianças e o sorriso se fixou em nossos rostos e no rosto do nosso bebê, que ria das nossas atrapalhadas (Douglas caiu do balanço, eu quase voei para fora do eskibum).

Escorregador de água
Além de toda essa área de lazer, o sítio também possui espaços onde os proprietários criam animais e cultivam frutas e legumes. Foi a primeira vez que nosso filho viu um cavalo, uma vaca, pintinhos e ovelhas de verdade, fora dos seus livrinhos. Ver seus olhinhos brilharem ao ver a fauna e a flora ao vivo e a cores foi uma experiência de encher o coração!
Visitamos os animais, aprendendo um pouco sobre as atividades educacionais incríveis que o sítio fazia quando recebia escolas. Depois, demos uma volta pela plantação da propriedade, que tem uma grande variedade de frutas e vegetais orgânicos. Foi muito legal poder oportunizar ao nosso filho ver da onde vêm os alimentos que consumimos. A alegria dele ao colher uma beterraba e uma cenoura para nosso almoço foi incrível. Aliás, como o próprio sítio tem cultivo de orgânicos, pudemos encomendar vários produtos antes mesmo de chegarmos, que foram colhidos no dia em que chegamos e que nos garantiram ótimas refeições durante a nossa estadia.
Após um dia de atividades divertidas, nos retiramos para descansar. Mas não sem antes recebermos um mimo da Sílvia, pela celebração do aniversário do Douglas: um belo cartão pintado por sua filha, suco fresco e deliciosos pães de beijo (feitos com batata doce e polvilho) recém saídos do forno.
No dia seguinte, aproveitamos mais da estrutura do sítio e após o almoço fomos convidados por Sílvia e seu esposo para a torra do café. Ali no sítio eles plantam, colhem, torram e moem o café, feito fresco na hora e acompanhado de deliciosas guloseimas.E até nisso a Sílvia teve o cuidado de garantir uma experiência completa para nós: fez todas as guloseimas com ingredientes que o nosso bebê poderia consumir sem problemas.

Torra do café e guloseimas do sítio
Toda a hospitalidade e atenção que Sílvia e sua família nos proporcionaram tornaram nossa estadia ainda mais especial. Sentimos como se estivéssemos em família, num ambiente harmonioso e muito acolhedor. Acima de tudo, foi uma estadia segura, visto que tivemos o sítio todo para nós.
O sítio foi o lugar perfeito para relaxarmos e nos divertimos em um lugar perto de casa, com todas as medidas de segurança necessárias na pandemia. E para quem deseja ter uma experiência agradável nos arredores de Brasília, recomendo muito conhecer a propriedade e a família do Sítio Pinheiros.
Até a próxima!
Adorei o post!!! Muito legal!!! E informativo!!! Parabéns!!!
Obrigada! Foi muito bom podermos ter escapado um pouco e com segurança!