Você sabia que, para além da Amazônia, o Brasil possui outro ecossistema com uma das maiores biodiversidades do planeta? Pois é, o Pantanal concentra muitas riquezas dignas de encantarem a qualquer viajante. No post de hoje, vamos falar um pouquinho sobre essa riqueza brasileira, que se encontra na região Centro Oeste do país.

1) O que é o Pantanal?

O Pantanal é uma planície inundável localizada na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. É uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, com uma área de 150.355 km².

O Pantanal visto de cima

O Pantanal visto de cima

O bioma Pantanal sofre influência da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica e possui milhares de espécies de fauna e flora (cerca de 4700). O equilíbrio ambiental do Pantanal é determinado por eventos que ocorrem nas partes altas da bacia. Contudo, infelizmente apenas 4,6% do Pantanal é protegido por unidades de conservação.

Ali, vivem algumas comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, coletores de iscas, comunidade Amolar e Paraguai Miriam, dentre outras. Essas comunidades contribuíram diretamente para a cultura pantaneira. Em termos de atividades econômicas, predomina a pecuária, mas a pesca e o turismo também são bastante importantes para a região.

2) Onde fica o Pantanal?

O Pantanal está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Seu território se divide entre o estado de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O Pantanal se estende, ainda, pelo Paraguai e Bolívia, onde é chamado de chaco.

Localização do Pantanal (Fonte: Wikipedia)

Localização do Pantanal (Fonte: Wikipedia)

3) Qual a melhor época para visitar?

No Pantanal, as estações são basicamente divididas entre chuvosa e seca. Os períodos de muita chuva costumam ir de outubro a março. Os períodos de seca, portanto, vão de abril a setembro.

Araras azuis no Pantanal Matogrossense

Araras azuis no Pantanal Matogrossense

A melhor temporada para visitar o Pantanal é o “inverno”, que vai de maio a julho. Isso, por que é o período em que as chuvas cessam e o nível dos rios baixa, fazendo com que os animais reapareçam em busca de água e alimento. O período também coincide com a florada dos belos ipês, árvores que produzem abundantes flores amarelas e rosas, em meados de agosto.

Abundância de jacarés

Abundância de jacarés

Dito isso, o Pantanal também pode ser visitado no período das chuvas, que é super característico da região. Essa é a época de maior exuberância da flora e a paisagem encanta pois as terras mais baixas são tomadas pelas águas. Isso, contudo, significa que o acesso pode ficar mais difícil pelo alagamento das estradas (mas nada que um barco não resolva). Vale lembrar, também, que a época de chuvas, sobretudo de dezembro a março, é quando faz mais calor e há maior concentração de mosquitos.

4) Quais atividades são oferecidas?

Visitar o Pantanal é se imiscuir na natureza. As atividades mais comuns para quem faz turismo na região são safáris fotográficos e trilhas, quando você sai de carro ou a pé para ver os animais em seu habitat natural; focagem noturna de animais silvestres, para identificar aqueles animais que tenham hábitos noturnos; observação de aves, com explicação sobre as espécies e seus hábitos mais interessantes; passeios de barco, para ver a fauna e flora sob uma perspectiva diferente; pesca, para experimentar uma das principais atividades de subsistência dos povos locais; e passeios a cavalo, para vivenciar um dia de peão pantaneiro.

Cavalos pantaneiros

Cavalos pantaneiros

5) Como chegar?

Como chegar ao Pantanal depende da época em que você decidir visitar a região. E também da pousada onde você vai se hospedar. Na época da seca, é possível chegar ao Pantanal pela estrada. Na cheia, é mais fácil ir de barco e há pousadas que só são acessíveis dessa maneira.

Chegando de barco no Pantanal

Chegando de barco no Pantanal

Você pode visitar a parte norte do Pantanal chegando por Cuiabá, capital do Mato Grosso, e de lá seguindo até Poconé (104km de Cuiabá), Barão de Melgaço (111km), Cáceres (215km) ou Porto Jofre (251km). Já para ir para a parte sul do Pantanal, siga de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, até Aquidauana (146km), Miranda (218km) ou Corumbá (441km). Algumas pousadas oferecem translado dos principais aeroportos da região até suas instalações, então vale a pena consultá-las para se programar bem.

Safari fotográfico

Safari fotográfico

6) Quanto custa?

O valor de uma visita ao Pantanal depende de quantos dias se pretende passar por lá, da localidade escolhida e também do tipo de hospedagem da sua preferência. Basicamente, há três tipos de hospedagem mais comuns na região: as voltadas ao ecoturismo, que costumam incluir no valor da diária três refeições e alguns passeios; as voltadas para pesca, que incluem o custo do barco na tarifa; e os barcos-hotel, que incluem a pernoite e as refeições no custo total.

Pousada Piuval, em Poconé/MT

Pousada Piuval, em Poconé/MT

Em termos de pousadas, há uma variedade enorme de opções, com preços muito diversos. Nos sites Booking e Agoda você pode buscar a opção que melhor atenda ao seu estilo e orçamento.

7) O que levar?

Protetor solar, repelente contra insetos, chapéu e óculos de sol são itens importantes para uma visita ao Pantanal. É bom, também, ter uma mochila pequena para que você possa acondicionar esses itens, além de uma garrafa d’água e um lanche leve, durante os passeios.

Trilha pelo Pantanal

Trilha pelo Pantanal

Quanto às roupas, é bom levar roupas leves e de cor clara (pois as escuras atraem insetos). Tenha roupas mais frescas, mas também opções que cubram bem o corpo, como camisetas claras de manga comprida e calças leves também de cor clara, além de sapatos fechados. Essas roupas oferecem uma proteção adicional contra insetos.

Uma experiência inigualável com a natureza

O Pantanal é um bioma único que impressiona a qualquer um por sua beleza e exuberância. A experiência vivenciada por quem visita o Pantanal é geralmente intensa e inesquecível. E mostra o quanto o nosso país tem a nos oferecer em termos de belezas naturais, riquezas culturais e lazer.

Visitando o Pantanal Matogrossense

Visitando o Pantanal Matogrossense

Sendo você um adepto do ecoturismo ou não, o Pantanal é um lugar que você precisa conhecer. Então, que tal arrumar sua mochila e embarcar nessa viagem?

Até a próxima!

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

* Alguns dos links indicados neste post são de empresas afiliadas, cujos serviços nós conhecemos e recomendamos. A melhor forma de apoiar o Viajante Fora da Curva a continuar trazendo informações úteis e atualizadas para você é usando esses links para fazer as suas reservas. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão dessas empresas, o que nos ajuda a continuar fazerlndo um trabalho de qualidade.

Pin It on Pinterest

Gostou? Compartilhe!