A primeira viagem que fiz sozinha foi para Buenos Aires. Lembro-me de estar bastante apreensiva com a viagem, pois não sabia o que esperar e tampouco como planejar um roteiro. Mas se tem uma coisa que eu sou é organizada. E aproveitando-me do fato de Buenos Aires ser uma cidade plana e fácil de percorrer a pé, fiz um roteiro detalhado cobrindo os principais bairros da belíssima capital argentina. O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires.

Mas antes de falar do roteiro em si, devo dizer que Buenos Aires é uma das minhas cidades favoritas no mundo. Foi um dos lugares em que fui mais bem tratada e onde mais me diverti. Além disso, é um lugar fácil de se visitar, pois há muitas opções de voos do Brasil para lá com preços acessíveis. Por isso, se você ainda não conhece a capital Argentina, recomendo muito a visita.

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

DIA 1 – San Telmo

San Telmo é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires. Inicialmente um bairro pobre, San Telmo passou a se desenvolver em meados do séc. XIX, quando vivenciou um período de prosperidade. Contudo, uma epidemia de febre amarela atingiu o bairro, levando seus moradores mais afluentes a migrar para outras partes da cidade.

O que fazer em Buenos Aires, San Telmo

San Telmo, Buenos Aires (Foto: 139904)

Escolhi San Telmo para o meu primeiro dia em Buenos Aires porque cheguei em um domingo, quando acontece a famosa Feira de San Telmo. A feira ocorre na Plaza Dorrego e nela você encontra antiguidades, artesanato, livros e roupas. Pela feira também se pode ver várias apresentações de tango por artistas locais.

Além da feira, você pode visitar o mercado de San Telmo, que funciona todos os dias e vende todos os tipos de produto. E há ainda muitos prédios antigos preservados, incluindo igrejas como a Paróquia de San Pedro Telmo, a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Dinamarquesa Presbiteriana. Além disso, o bairro conta também com ótimas opções de museus, como o Museo de Arte Moderna Del Gobierno de la Ciudad, o Museo Histórico Nacional, o Museo de Arte Contemporaneo e o Museo Nacional de la História del Traje.

Turismo em Buenos Aires, San Telmo

Igreja Ortodoxa Russa, San Telmo (Foto: Buenos Aires Ciudad)

Outros pontos de interesse em San Telmo são: a Pasaje San Lorenzo, uma rua que cobre duas quadras e onde se pode visitar Los Patios de San Telmo, um casarão do séc. XVIII que abriga obras artísticas e artesanato; El Viejo Almacém, edifício de 1769 que abriga uma das mais tradicionais casas de tango de Buenos Aires; o monumento Canto Al Trabajo, construído em 1937 pelo escultor Rogelio Yrutia para homenagear o trabalho duro; a Casa de Estebán de Luca, uma das mais antigas construções coloniais preservadas em Buenos Aires que foi habitada pelo poeta e militar Esteban de Luca; o Parque Lezama; e a Pasaje de la Defensa, galeria de antiguidades construída em 1879 para abrigar a família Ezeiza.

Pontos Turísticos de Buenos Aires, San Telmo

Pasaje de la Defensa, Buenos Aires (Foto: Jonardo)

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

DIA 2 – Centro

O centro de Buenos Aires é marcado pela Casa Rosada, sede da Presidência da Argentina. O prédio foi construído no final do séc. XIX, no local onde ficava o Forte de Buenos Aires, em frente à famosa Plaza de Mayo. A Plaza de Mayo é a principal praça da cidade e é o centro político de Buenos Aires. Seu nome homenageia a Revolução de Maio, que iniciou o processo de independência das colônias do sul da América do Sul.

Voltando à Casa Rosada, sua cor peculiar costuma levantar questionamentos. Há quem diga que Domingo Sarmiento, presidente que encomendou a construção do prédio, decidiu pintar o lugar de rosa para unir as cores das duas principais fações opostas da cidade: os unitários (branco) e os federais (vermelho). Há, ainda, quem diga que na época era comum pintar os prédios com uma mistura de cal e sangue animal. O que importa é que a Casa Rosada é um símbolo da Argentina e é possível fazer visitas guiadas a vários setores do prédio.

Casa Rosada, Buenos Aires

Casa Rosada, Buenos Aires

Próximo à Casa Rosada é possível encontrar também o Palácio Municipal (Prefeitura) e vários museus, como o Museo Histórico Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo, o Museo Histórico y Numismático del Banco de la Nación Argentina, o Museo Etnográfio Juan B. Ambrosetti e o Museo de La Ciudad. No centro se encontram também a belíssima Catedral Metropolitana e a Basílica de San Francisco.

Catedral de Buenos Aires

Catedral Metropolitana de Buenos Aires (Foto: Buenos Aires Ciudad)

Atravessando a enorme Av. 9 de Julio, há muitas outras atrações na região central de Buenos Aires. Algumas das principais são o Teatro Avenida, o Palácio Barolo, o Palácio Del Congreso Nacional, o Teatro Nacional Cervantes e o Palácio de Justicia, todos marcos arquitetônicos da cidade. Aproveite seu passeio pela região para passar pela Plaza Lavelle e visitar o belíssimo Teatro Colón, principal teatro de ópera de Buenos Aires e um dos melhores 10 teatros de ópera do mundo. Veja também o Obelisco, monumento construído em 1936 para comemorar os 400 anos da fundação de Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires, Teatro Colón

Teatro Colón, Buenos Aires (Foto: Felipeyerabarchi)

Por fim, não deixe de visitar o famoso Café Tortoni, uma das principais e mais tradicionais casas de tango de Buenos Aires. Para assistir às incríveis performances de tango, você precisa reservar uma mesa (com ou sem jantar) a preços consideráveis. Ainda assim, vale a pena pois é uma experiência inesquecível.

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

DIA 3 – Palermo

Palermo é o maior bairro de Buenos Aires e contém inúmeras atrações culturais, históricas e gastronômicas. Comece seu passeio por Palermo no Planetário Galileo Galilei, onde há um museu e diversas atividades interativas.

Após visitar o Planetário, siga pela Plazoleta Enrique García Velloso até chegar no lago El Rosedal, no enorme Parque 3 de Febrero, também conhecido como Bosques de Palermo. Continue a pé no parque, seguindo pela Av. Sarmiento, e vá até o Monumento a La Carta Magna y las Cuatro Regiones Argentinas, também conhecido como Monumento de los Españoles. A enorme escultura de mármore e bronze foi doada pela Espanha em 1910 para celebrar o centenário da Revolução de Maio.

Onde ir em Buenos Aires, Palermo

Planetário em Palermo, Buenos Aires (Foto: Buenos Aires Ciudad)

Vire à esquerda, na Av. Del Libertador, e vá até o Jardim Japonês, em frente a Plaza Alemania. Depois retorne pela Av. Del Libertador até o Monumento de los Españoles e vire à esquerda na Av. Sarmiento para chegar até a bela Plaza Itália, no final da avenida. Por fim, vire à esquerda na Av. Gral. Las Heras para visitar o Jardim Botânico.

Parques de Buenos Aires, Palermo

Jardim Japonês em Palermo, Buenos Aires (Foto: Buenos Aires Ciudad)

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

DIA 4 – La Boca

La Boca é certamente um dos bairros mais turísticos de Buenos Aires. Foi colonisado por imigrantes, em sua maioria italianos, e foi por muitos anos porto natural da cidade. O bairro abriga La Bombonera, estádio do time de futebol Boca Juniors, além de museus, igrejas e a famosa rua Caminito. Não é dos lugares mais seguros de Buenos Aires, então a visita requer cautela. Mas sendo um pólo cultural e artístico importante da cidade, a visita vale a pena!

Você pode começar a sua visita à La Boca pelo Caminito, a mais emblemática rua de Buenos Aires. Situada em uma zona bem pobre do bairro, a rua se destaca pelas cores vivas das fachadas das casas. Ali, você encontra bares, restaurantes e lojinhas, além de dançarinos de tango prontos para posarem para fotos desde que você os pague. Apesar de haver várias opções de restaurantes pela rua, é bom lembrar que os preços ali costumam ser mais caros por se tratar de um lugar muito turístico.

Pontos turísticos de Buenos Aires, Caminito, La Boca

El Caminito, La Boca

Além do Caminito, há várias outras atrações em La Boca, como a Iglesia Nuestra Señora de los Inmigrantes e a Torre del Fantasma, prédio construído em 1910 palco de lendas urbanas que afirmam se tratar de um lugar assombrado por fantasmas.

Há, ainda, a Ponte Nicolas Avellaneda, construída em 1908 e declarada monumento histórico. A ponte pode ser vista da Vuelta de Rocha, uma pequena praça perto da qual se encontra um canhão que pertenceu à Fragata 25 de Mayo e uma estátua do Almirante Brawn. Aos finais de semana a praça conta com uma feira de artesanato.

Além disso, há o Museo de Bellas Artes de La Boca (também chamado Museo Benito Quinquela Martin), o Museo Histórico de Cera e a Usina de arte, onde há apresentações e exposições de arte. E, para os amantes de futebol, vale também fazer uma visita à Bombonera, estádio do Boca Juniors.

Turismo em Buenos Aires, La Boca

Museu Quinquela Martín, La Boca (Foto: Buenos Aires Ciudad)

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

DIA 5 – Retiro e Puerto Madero

O Retiro é outro dos bairros famosos de Buenos Aires, conhecido por abrigar duas estações de trem e a principal estação de ônibus da cidade. É um bairro bastante movimentado, com uma infinidade de lojas, restaurantes e cafés. E contém, evidentemente, muitas atrações turísticas também.

Uma delas é a Calle Florida, um calçadão de cerca de 1km de extensão que abriga grande variedade de lojas, bancos, casas de câmbio, galerias etc. Portanto, para quem gosta de fazer compras, a Calle Florida é parada obrigatória.

Turismo em Buenos Aires, Calle Florida

Calle Florida, Retiro (Foto: Buenos Aires Ciudad)

Outro lugar muito conhecido de Retiro é o parque Plaza San Martín. Ao ir até o parque, dê uma rápida passada pelo Palacio San Martín, prédio histórico que hoje abriga a sede cerimonial do Ministério de Relações Exteriores da Argentina.

Na Plaza San Martín, visite o Monumento Al General San Martín y a los Ejércitos de la Independencia; o Monumento a los Caídos en Malvinas; a Torre Monumental de los Inglesas; e a escultura La Duda. Aproveite para também visitar a Basílica del Santíssimo Sacramento e mais adiante a Iglesia y Santa Catalina de Siena.

Após passear pelo Retiro, vá até Puerto Madero, bairro situado nas margens do Rio da Prata que abriga as últimas tendências arquitetônicas da cidade.

Puerto Madero, Buenos Aires

Puerto Madero, Buenos Aires (Foto: Buenos Aires Ciudad)

Após almoçar em um dos vários restaurantes de Puerto Madero, visite a Fuente de las Nereidas, imponente escultura em mármore da escultora Lola Mora representando as nereidas assistindo o nascimento de Vênus. Dali, faça um passeio à reserva ecológica costanera sur e siga até a Puente de la Mujer, moderna ponte inspirada na imagem de um casal dançando tango.

Puerto Madero, Buenos Aires

Fuente de las Nereidas, Puerto Madero

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

DIA 6 – Recoleta

Outro bairro super charmoso de Buenos Aires é a Recoleta, conhecida como a “Paris Argentina”. O bairro se destaca por seus espaços culturais e pelas casas em estilo parisiense, legado dos imigrantes franceses que ocuparam a região no séc. XIX.

Como nos demais bairros da região central, na Recoleta você encontra inúmeras atrações históricas, culturais e turísticas. É ali que se encontram a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Recoleta e o Museo Nacional de Bellas Artes.

O que fazer em Buenos Aires, Recoleta

Recoleta, Buenos Aires (Foto: Buenos Aires Ciudad)

Há também muitos espaços verdes pelo bairro, como a Plaza Francia, onde há uma pequena feira de artesanatos; a Plaza República Federativa del Brasil; a Plaza Mitre; o Parque Carlos Thays; e a Plaza de las Naciones Unidas. Aliás, é nesta última que se encontra a emblemática Floralis Genérica, escultura de flor feita em aço e alumínio cujas pétalas se abrem e fecham automaticamente dependendo da hora do dia. Na frente do parque está também a Faculdade de Direito e vários cafés onde você pode tomar um espresso e experimentar as deliciosas “medialunas”, espécie de croissant argentino.

Recoleta, Buenos Aires

Floralis Generica, Recoleta, Buenos Aires (Foto: Buenos Aires Ciudad)

Por fim, a Recoleta abriga o mais famoso cemitério da Argentina. Confesso que o que mais me atraiu no cemitério foi a enorme população de gatos peludos, um mais lindo que o outro. Mas o local é um destino turístico importante para quem deseja ver os onde descansam os argentinos mais renomados da história.

Recoleta, Buenos Aires

Cemitério da Recoleta, Buenos Aires (Foto: HalloweenHJB)

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

BUENOS AIRES PARA TODOS OS GOSTOS

Acho que deu para notar que Buenos Aires proporciona infinitas experiências culturais, históricas, artísticas e culinárias à seus visitantes. Por isso é difícil saber por onde começar seu roteiro. Além das sugestões que fiz aqui, há muitas outra coisas para fazer pela cidade. Por essa razão, este roteiro é apenas um “ponto de partida” para te ajudar a planejar a sua viagem. O

Vale lembrar que sendo Buenos Aires uma cidade plana, é super tranquilo percorrer cada um dos bairros mencionados a pé. Eu inclusive fui de um bairro a outro caminhando, mas só recomendo isso se você estiver disposto/a a caminhar muito. Em um dia, cheguei a caminhar 9h sem parar.

Buenos Aires me marcou tanto que mesmo anos após a minha visita, lembro-me com detalhes da viagem, dos lugares que visitei e das pessoas que conheci. Espero que com este post você se sinta inspirado a visitar a bela capital argentina. E que tenha experiências tão boas quanto as que eu tive!

 

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires

O que fazer em Buenos Aires. Pontos turísticos de Buenos Aires. Viajar para Buenos Aires. Onde ir em Buenos Aires.

Pin It on Pinterest

Gostou? Compartilhe!