Eu já mencionei que me considero uma viajante assídua e talvez você se pergunte o que isso significa. Bem, só este ano já fiz 17 viagens e ainda estamos em agosto. E com tantas idas e vindas, acabo observando bastante a outros viajantes e identificando certos comportamentos inadequados que tornam a viagem de qualquer pessoa um tanto desagradável. Portanto, veja nesse post como se comportar ao viajar para fazer com que a sua experiência e a dos outros seja mais agradável. Dicas de viagem
1) Respeite o espaço dos outros no avião
Todos sabemos que o avião não é dos lugares mais confortáveis do mundo. Assim como é desconfortável para você, é também para quem está do seu lado. Portanto, respeite o espaço do outro, pois ele pagou o mesmo que você para viajar e também tem direito de ter uma viagem tranquila. E, por favor, evite chutar a poltrona na frente da sua! Tudo bem se você tiver pernas longas, mas tenha consciência de que há uma pessoa na sua frente que possui uma coluna!
Sempre que possível, escolha o assento mais apropriado para as suas necessidades. Se você precisa ir ao banheiro muitas vezes, prefira ficar no corredor. Se quer ter o controle da janela, fique então na janela. Se você precisa ficar se mexendo e esticando as pernas, pegue os assentos da primeira fila ou no mínimo um com espaço extra.
E não seja aquela pessoa que domina o descanso do braço da poltrona, ou que se esparrama e invade o lado do vizinho. Recentemente, eu estava sozinha em uma fileira de 3 poltronas, sentada na janela. Eu tinha cochilado e de repente senti algo encostando no meu colo. Quando vi, era uma mulher que decidiu ocupar as outras duas poltronas para deitar e praticamente em cima de mim! Claro que isso é um extremo, mas não seja essa pessoa!
2) O avião não é a sua sala de estar
É importante lembrar que em um avião você está dividindo espaço com mais de 100 outras pessoas. Imagina se todo mundo resolvesse falar alto, como se estivesse num bar? Ou se todos estivessem assistindo à canais distintos de televisão ao mesmo tempo? Seria impossível descansar e ter uma viagem tranquila, certo?
Por isso, se for para conversar com seus acompanhantes de viagem, fale baixo. Não precisa sussurrar, mas em consideração às pessoas ao seu redor, tente falar em um tom de voz moderado (isso vale para telefonemas antes da decolagem e após o pouso também). E se quiser escutar música ou ver um filme no celular, pela caridade, use um fone de ouvido! E não adianta ser daqueles fones que deixam todo o som escapar, pois eles não servem para o propósito a que se prestam. Tenha consigo um fone de boa qualidade e modere o som. Seus vizinhos – e seus ouvidos – agradecerão! Dicas de viagem
3) Bagagem de mão
Eu sei que essa “nova” regra de franquia de bagagem atrapalhou a vida de todo mundo. Mas já que a nova regra existe, não temos muito o que fazer a não ser obedecê-la. Limitar sua bagagem de mão ao definido pela companhia aérea vai ajudar não só você a viajar mais leve, mas também a prevenir superlotação de bagagens e conflitos com a tripulação e os passageiros.
O cuidado com a bagagem de mão vale também para quando você está tentando acomodar a sua no bagageiro. Se você precisar re-organizar as bagagens que já estão ali para fazer caber a sua, peça licença ao dono da bagagem e pergunte se pode movê-la um pouco. Ou peça ajuda de um comissário de bordo.
4) Entretenimento touch screen
Poucas coisas me apavoram mais do que as telas “touch screen” que ficam na parte de trás das poltronas. Isso porque em plena era digital as pessoas ainda não aprenderam a usar a tecnologia touch screen. Parece que a maioria das pessoas acha que “touch” é sinônimo de “socar”. Dicas
Dedadas na nuca são altamente irritantes, ainda mais num voo de longas horas! Portanto, caso você seja contemplado com uma tela individual no seu voo, opte por usar o controle da sua poltrona. Se isso não for possível, utilize a tecnologia touch screen com delicadeza: basta tocar na tela de leve para dar os comandos desejados. Lembre-se: você tem dedos nas mãos, não pedras em forma de salsicha!
5) Ar puro e higiene a bordo
Uma das piores coisas é viajar com alguém que está cheirando mal. Higiene pessoal é boa para você e para aqueles à sua volta. Claro que numa viagem longa não dá para tomar banho. Mas você pode sempre ter consigo um desodorante, pasta e escova de dentes (ou ao menos um chiclete), e talco para os pés. Use-os sem moderação!
Além disso, quando for ao banheiro do avião, tenha a cortesia de deixá-lo da forma como você gostaria de encontrá-lo: dê descarga, jogue o lixo no lixo e mantenha o banheiro seco. como se comportar ao viajar
6) Viajando com crianças
Viajar com crianças nem sempre é fácil. Mas aviões são espaços apertados com centenas de pessoas tentando chegar, de forma segura e tranquila, em um mesmo lugar. Por isso regras de educação e convivência durante o voo são importantes e devem ser aplicadas também às crianças que estiverem sob seus cuidados.
Crianças são geralmente agitadas e têm muita energia, mas é importante tentar manter o barulho que elas fazem sob controle. Se estiverem vendo filmes ou desenhos, faça com que usem fones de ouvido e mantenha o som baixo, inclusive para preservar a audição delas. E pelamor, se elas quiserem ver algo nas telas touch screen, manuseie você a tela para que elas não soquem a poltrona da frente.
Se você perceber que elas estão muito agitadas nos assentos, converse com elas para que entendam que têm que se comportar por aquele período do voo (e não deixe com que chutem as poltronas da frente). E, por fim, por questões de segurança, não deixe que elas fiquem se remexendo o tempo todo nos assentos ou correndo pelos corredores.
7) Espere a sua vez
O avião pousou e mal ele parou de andar já há pessoas levantando e se empurrando para pegar suas bagagens. Primeiro que fazer isso coloca você em risco: há um motivo para que o aviso de cinto esteja ligado e é preciso obedecê-lo. Segundo que não adianta levantar correndo sair empurrando as pessoas para sair do avião. Do momento do pouso até que as portas se abram, há um bom tempo de espera e é super desagradável quando todos ficam espremidos e atrolhados no corredor minúsculo da aeronave. Então por que não esperar que as portas se abram para então levantar e sair? O avião não vai partir com você dentro se você esperar uns minutos a mais para se levantar!
O mesmo vale para a esteira de bagagem. Se não ficassem todos aglomerados ao redor da esteira esperando a sua bagagem, a retirada seria muito mais simples. Fique próximo à esteira e espere identificar sua bagagem, para então se aproximar e retirá-la.
8) Corrupção está no comportamento diário de cada um
Os brasileiros são sempre inundados com notícias de corrupção envolvendo políticos. Mas o que a maioria das pessoas não se dá conta é que a corrupção pode se dar mesmo nas atitudes mais corriqueiras. Por exemplo, furar fila, pegar o assento de outra pessoa sem seu consentimento, ou ficar com algo que você encontrou que não é seu. A corrupção está no comportamento de pessoas que querem tirar proveito de tudo, geralmente à custa dos outros. como se comportar ao viajar
Se você quer um país melhor, comece mudando seu próprio comportamento.
9) Monopólio de paisagens
Nós viajamos em grande parte para ver as mais lindas paisagens ao vivo. E tirar fotos é a maneira de eternizarmos essa experiência. Portanto, tire a sua foto e dê espaço para que os outros tenham seu momento eternizado também. Não use monumentos como paradas de descanso e nem fique 10 minutos a fio tirando um milhão de fotos iguais. Mesmo por que, mais importante do que tirar milhares de fotos, é realmente apreciar o que está diante dos seus olhos. Então registre o momento e dê um passo ao lado para dar a vez a outra pessoa e apreciar a paisagem.
10) Respeite os locais
Uma das coisas que mais me entristecem quando viajo é ver turistas agindo de forma mal educada, desrespeitando as pessoas e o patrimônio locais. Esse tipo de comportamento prejudica a todos os turistas. Há cidades na Europa que estão limitando o número de visitantes permitidos e colocando taxas extras de turismo por conta dos transtornos causados pelos viajantes.
Além disso, determinados tipos de comportamento inadequados são punidos por lei em alguns países. Por exemplo, “brincar” de fazer a saudação do nazismo na Alemanha pode dar cadeia. Desrespeitar imagens religiosas, como as de Buddha na Tailândia, também pode levar à detenção. Tirar fotos nuas em monumentos históricos, além de multa, também pode levar à prisão (acredite, há gente que faz isso por diversão). Portanto cuidado com as brincadeiras e comporte-se sempre de forma respeitosa. como se comportar ao viajar
11) Não é por que você fuma, que todos têm que fumar também
Se você é fumante, essa é uma escolha sua. Não a imponha a outras pessoas. Evite fumar quando há outras pessoas por perto, por exemplo em filas para passeios. Se você precisa fumar, afaste-se um pouco das pessoas para acender seu cigarro. Ninguém é obrigado a ser um fumante passivo por sua causa.
12) A regra de ouro
Em viagens, assim como na vida, o respeito à “regra de ouro” é chave: não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem contigo. Para algumas pessoas é difícil se colocar no lugar dos outros, mas desenvolver essa consciência é possível. Requer apenas um pouco de prática. como se comportar ao viajar
Espero que este post nos ajude a refletir sobre como nos tornarmos viajantes – e pessoas – melhores.
Excelentes dicas, Lu ! Eu acrescentaria a recomendação aos passageiris que carregam mochilas “espessas” nas costas, que as retirem e as levem nas mãos, ao entrar no estreito corredor da aeronave. É muito desagradável aos passageiros já acomodados em seus assentos de corredor serem atingidos no rosto pelo “gira-gira” desses verdadeiros “sem-noção”.
É verdade! Quando você menos espera leva uma mochilada na cara. É super desagradável mesmo!
POST maravilhoso! Todos devem ler isso. Divulgaremos!
Obrigada! :*
Perfeito!!! ?????????? Isso tudo representa a palavra “educação”!!! Falou e disse!!! Parabéns pelo post!!!
Consideração ao próximo!