A Áustria é um pequeno país montanhoso no centro-sul da Europa. Sua posição geográfica lhe concedeu notoriedade por estar no centro de importantes rotas comerciais entre o leste e o oeste e o norte e sul europeus. Visitar a Áustria.
O país já foi o centro do poder de um grande império, o Austro-Húngaro. Mas após sua derrota na 1a Guerra Mundial, a Áustria sofreu significativa redução, tanto geográfica, como política. Hoje, o país é uma república federal parlamentarista e conta com uma população de mais de 8 milhões de pessoas que se espalham por seu pequeno e belíssimo território. Visitar a Áustria.
Já dá para perceber que se trata de um país com uma história riquíssima. Mas essa não é a única razão para se visitar a Áustria. Aqui, você verá por que esse país merece mais da sua atenção.
Mas comecemos pelo começo…
1) História
A Áustria de hoje já foi parte de vários países maiores e de enorme importância. O país teve um papel chave no Sagrado Império Romano, período no qual a dinastia dos Habsburgos – uma das famílias mais poderosas da Europa –, acumulou muitas terras e poder. O país também compôs uma das mais importantes nações do mundo, o Império Austro-Húngaro. Visitar a Áustria.
O Império Austro-Húngaro ruiu com a 1a Guerra Mundial, quando foi desmembrada a monarquia Habsburgo. Mas os palácios, jardins, castelos e arte dessa e de outras épocas permanecem preservados, fazendo da Áustria um lugar de uma pulsante e riquíssima história, cultura e arte. Visitar a Áustria.
2) Cultura e Arte
Um país com tanta história só pode ser um país com imensa cultura. De fato, em toda a Áustria se pode encontrar os mais variados museus e palácios onde é possível testemunhar a história e a cultura do país e da Europa em toda a sua grandeza. O museu Kunsthistorisches, por exemplo, abriga 2100 objetos de arte colecionados pelos Habsburgos que cobrem mais de um milênio de história. Já no palácio e jardim Liechtenstein City é possível andar por três andares de salas estatais decoradas com móveis históricos, candelabros, sedas e ouro. Há, ainda, uma infinidade de outros museus e palácios que merecem ser visitados por quem viaja para a Áustria. Visitar a Áustria.
Viena foi o berço de grandes talentos artísticos, como Gustav Klimt e Egon Schiele, cujas obras podem ser admiradas nos inúmeros museus espalhados pela cidade. Além disso, a Áustria também foi o local onde surgiram grandes nomes da música clássica, entre eles Haydn, Schoenberg e Schubert. Escritores e psicólogos austríacos, como Rilke, Schnitzler e Freud, também garantiram o reconhecimento do país como um lugar onde imperam a criatividade e o intelecto. Aliás, os famosos cafés (Kaffeehäuser) onde muitos desses intelectuais se encontravam para discutir suas ideias originaram o hábito hoje tão comum de frequentar esses lugares para socializar e conversar. Visitar a Áustria.
3) Paisagem e Arquitetura
Situada entre montanhas majestosas e lagos cristalinos, a Áustria possui belezas naturais encantadoras. Suas vilas se espalham por entre bosques e alpes e por isso um passeio para além de Viena é obrigatório para quem visita o país. Visitar a Áustria.
Além da natureza, o país também abriga um estilo arquitetônico bastante peculiar, chamado de arquitetura Habsburgo. Esse estilo de arquitetura foi criado por arquitetos do Império Austro-Húngaro que construíram os maiores e mais ricos palácios e prédios da Europa. Mas na Áustria também se encontram construções pitorescas medievais e uma mescla de estilos arquitetônicos que concedem uma aparência bastante distintiva às suas cidades. Visitar a Áustria.
4) Gastronomia
A gastronomia austríaca é repleta de pratos pesados, mas muito saborosos. Para uma vegetariana como eu, pode ser um pouco desafiador comer comidas típicas do país, mas os carnívoros tendem a gostar muito da culinária local. Visitar a Áustria.
A culinária austríaca foi influenciada pela gastronomia dos países que compuseram o Império Austro-Húngaro ao longo dos séculos. Portanto, é uma cozinha bastante rica e variada, especialmente no que diz respeito às carnes, massas e doces. O país é famoso por suas sobremesas, incluindo o strudel de maçã e o famoso bolo de chocolate Sachertorte. Portanto, a gastronomia austríaca é mais uma razão para visitar a Áustria.
5) Qualidade de Vida
A capital da Áustria, Viena, foi eleita 8 vezes a cidade com maior qualidade de vida de acordo com uma pesquisa feita pela Mercer. Na pesquisa, são avaliados fatores como estabilidade política, econômica e social; acesso à saúde e educação; qualidade da infraestrutura, como transporte, energia e água; nível de criminalidade; e atividades recreativas.
Além disso, a Áustria é um dos países mais ambientalmente sustentáveis do mundo. O país recicla 63% de todo o seu lixo, mais do que qualquer outro país. É, também, o 4o país mais pacífico do mundo, atrás apenas de Portugal, Nova Zelândia e Islândia. Isso tudo significa que visitar a Áustria, além de agradável, é uma experiência bastante tranquila e segura.
6) Vinhos
Viena produz vastas quantidades de vinho de excelente qualidade. As montanhas que rodeiam a cidade têm aproximadamente 700 hectares de vinhedos. Destes, 85% são dedicados ao cultivo de uva branca. Das variedades de vinho mais produzidas pela Áustria, grüner é a mais conhecida. Visitar a Áustria.
Além dos vinhos, o país também é conhecido por suas cidras, cervejas, cafés e chocolate quente. Portanto, ao visitar a Áustria certifique-se de experimentar algumas dessas deliciosas bebidas com seus toques tipicamente austríacos.
7) Neutralidade
A Áustria é um país neutro, o que confere um grau ainda maior de segurança ao país. Em outubro de 1955, foi aprovada a lei de neutralidade permanente, que se tornou parte da constituição austríaca pois aprovada como um ato constitucional do parlamento. Embora formalmente a lei tenha sido aprovada de modo voluntário, politicamente foi um resultado da ocupação da Áustria pela União Soviética, EUA, Reino Unido e França entre o fim da 2a Guerra Mundial e 1955. Portanto, o país só foi livrado da ocupação após se comprometer em se tornar neutro. Visitar a Áustria.
De acordo com a constituição austríaca, portanto, o país não pode fazer parte de alianças militares e nem autorizar o estabelecimento de bases militares estrangeiras em seu território. Por isso, junto com Finlândia, Irlanda, Malta, Suécia e Suíça, a Áustria optou por não fazer parte da OTAN.
8) A Noviça Rebelde
Um dos maiores clássicos do cinema, a Noviça Rebelde, se baseou na vida da família austríaca Von Trapp. A história retrata – com muitas licenças poéticas – a vida da cantante família em Salzburgo antes de sua fuga por conta da 2a Guerra Mundial. Visitar a Áustria.
Em Salzburgo é possível visitar muitos dos locais que serviram de cenário para o filme. Mas ainda que você, como a maior parte dos austríacos, não conheça a Noviça Rebelde, Salzburgo é uma cidade encantadora cuja belezas por si só conclamam os turistas a visitá-la.
9) Mozart
Mozart é ainda hoje associado à perfeição musical e por isso merece um destaque só para si.
O grande compositor austríaco passou sua infância e juventude em Salzburgo e uma visita à cidade te dará uma ideia de como era a vida do compositor em sua época. Em Salzburgo ele nasceu, foi batizado, fez suas primeiras composições, trabalhou como pianista, e fez seus primeiros concertos. Na cidade, há museus, estátuas e muitos pontos dedicados ao compositor mais renomado de todos os tempos. Há, inclusive, uma sobremesa chamada “a bola de Mozart” que vale muito a pena experimentar!Visitar a Áustria.
10) Swarovski
No início do século XX, Daniel Swarovski fundou sua companhia de cristal na pequena cidade austríaca de Wattens. Sua companhia e seu nome cresceram exponencialmente e hoje a cidade onde nasceram os cristais Swaroviski é procurada por milhares de turistas.
Na comemoração de 100 anos da companhia, foi inaugurado o Mundo Cristal Swaroviski, parte museu, parte parque de diversões, parte galeria de arte. Portanto, uma visita à Wattens é recomendável não apenas pela beleza da cidade, mas também por sua história como berço dos cristais mais famosos do mundo. Visitar a Áustria.
Um país no coração da Europa
Essas são apenas algumas das razões para incluir a Áustria no seu próximo roteiro de viagem. Há inúmeras outras mais e nos blogs do Alma de Viajante e João Leitão você pode encontrar mais informações sobre o país.
Como já deu para perceber, a Áustria é um país incrivelmente lindo e repleto de riquezas que fazem qualquer viajante ter uma experiência inesquecível. Portanto, espero que você se sinta inspirado a conhecer este país incrível no coração da Europa!