Esperei muitos anos até que eu pudesse fazer a minha tão sonhada viagem à Tailândia. No país, descobri uma cultura muito rica, vi paisagens de tirar o fôlego, e fui extremamente bem recebida pelos locais. Neste post, você encontrará dicas úteis para garantir que a sua viagem à Tailândia seja também maravilhosa.
Em 2000 participei de um intercâmbio estudantil do Rotary nos EUA, uma experiência muito rica e que me marcou muito. No distrito rotário do qual eu fazia parte, havia 16 intercambistas, do mundo todo. Éramos um grupo pequeno de adolescentes, muitos dos quais estavam longe das suas famílias e amigos pela primeira vez. Por isso, logo nos integramos e ficamos muito próximos. Foi então que fiz amizade com o Tang, um menino tailandês.
Em conversas com Tang sobre seu país e sua cultura, passei a sonhar com uma viagem à Tailândia. E prometi para ele que iria visitá-lo assim que possível. Para quem me conhece, cumprir minhas promessas é algo que levo muito a sério. E dezesseis anos se passaram até que eu pudesse cumprir a promessa que fiz ao meu amigo tailandês.
Já mencionei em outro post que me considero uma pessoa de sorte por ter encontrado um parceiro que divida comigo a paixão por viajar. Em maio de 2017, Douglas e eu decidimos fazer uma viagem à Tailândia, sem saber muito o que esperar. Tínhamos apenas uma semana, o que não é muito. Por isso tivemos que escolher estrategicamente o que fazer e aonde ir.
Nosso objetivo, como de costume, era relaxar e aprender um pouco sobre o país e a cultura, e por isso optamos por dividir nossos dias entre Bangkok e as ilhas Koh Samui e Koh Pha Ngan. Escolhemos esses destinos porque queríamos evitar ao máximo os lugares intensamente frequentados por turistas. Sem querer acabamos escolhendo Koh Pha Ngan na semana da famosa festa da lua cheia, que reúne turistas festeiros do mundo todo que viajam para beber e “fritar” na praia. Mas mesmo assim, tivemos uma estadia super tranquila e absolutamente fantástica lá.
Falarei mais em outro post sobre cada um dos lugares onde estivemos durante a nossa viagem à Tailândia. Mas antes disso gostaria de ressaltar uma regra que busco sempre seguir quando viajo: comportar-me no país alheio da mesma forma como eu gostaria que os estrangeiros se comportassem no meu país. Por essa razão, busco sempre entender as regras locais, aprender um pouco sobre o que se deve ou não fazer, e agir com respeito pela cultura local.
Sempre tento também aprender expressões básicas como “olá”, “desculpe-me”, e “obrigada”. Afinal de contas, se nos comportamos de forma respeitosa e educada, a possibilidade de sermos bem-tratados e de termos boas experiências é muito maior.
Dito isso, deixo aqui algumas dicas que acho importantes para quem está planejando uma viagem à Tailândia:
- Brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo ou negócios à Tailândia que durem no máximo 90 dias. Mas precisam de vacina. Assim, assegure-se de estar com suas vacinas em dia e, principalmente, tenha junto ao seu passaporte seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). A Tailândia está na lista dos países que exigem vacinação contra a febre amarela e a ausência do CIVP pode causar problemas na chegada ao país;
- respeite as imagens de Buddha. Elas são sagradas e atos de sacrilégio são puníveis com detenção;
- vista-se apropriadamente ao visitar templos budistas. Pernas e ombros devem estar cobertos e, de preferência, os calcanhares também;
- retire seus sapatos ao entrar na casa de alguém, nos templos e, dependendo da cidade, nas lojas;
- trate os monges com respeito e ceda seu assento a eles no transporte público. Mulheres não devem tocar nos monges;
- tente comer com uma colher e usar o garfo para transferir a comida do prato para a colher. Na Tailândia, assim como em grande parte dos países asiáticos, não se costuma usar faca;
- O hino da Tailândia é tocado todos os dias em locais públicos, às 8:00 e às 18:00. As pessoas costumam parar o que estão fazendo, portar-se em pé, e aguardar o hino terminar. Demonstre respeito ao hino;
- Não demonstre desrespeito à família real tailandesa. Ofender a monarquia é crime na Tailândia;
- não toque em uma mulher tailandesa sem seu consentimento (aliás, isso vale para qualquer mulher, em qualquer país!);
- evite expressar afeto de forma exagerada em público. Os tailandeses costumam ser mais conservadores e bem discretos;
- não toque na cabeça de uma pessoa tailandesa. A cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo e por isso tocar na cabeça de um tailandês é considerado extremamente grosseiro.
- não leve imagens de Buddha para fora do país. Ainda que muitas lojas comercializem imagens de Buddha, é ilegal retirá-las da Tailândia e é considerado um desrespeito à religião budista;
- não coloque os pés na mesa e nem use seus pés para apontar ou para encostar em alguém. Os pés são considerados a parte mais impura do corpo e por isso eles devem permanecer no chão;
- evite apontar para as pessoas, mesmo em situações como chamar um garçom. Isso é considerado grosseria no país;
- pesquise muito sobre atrações envolvendo animais. Há muito abuso e maus-tratos de animais na Tailândia (assim como em vários outros países). Portanto evite lugares que explorem e maltratem os animais para não financiar esse tipo de atividade.
Podem parecer muitas regras, mas basta usar do bom senso e agir com educação para que as chances de você ter uma viagem à Tailândia maravilhosa sejam muito maiores!
E vocês, conhecem alguma outra dica para quem quer viajar para a Tailândia? Comentem abaixo e compartilhem!
Até a próxima!
Excelente dicas! Super precisas. Parabens!